MATÉRIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
8º SÉRIE OU 9º ANO
PROFESSORA DANIELA MEIRELES
“O ESPORTE E A MÍDIA”
“O esporte que temos contato por intermédio da mídia é um esporte da mídia. Esporte este que deve respeitar as regras impostas por esta mídia, mídia esta que detêm um grande poder, que foi adquirido pelos avanços tecnológicos e por respeitar os interesses capitalistas. A mídia quer através do esporte socializar sua informação e utilizá-lo como produto de consumo, para tal atividade esportiva existe um equipamento adequado que cumpre com as regras. O esporte se torna uma peça em busca de lucro para quem já o tem.
Acredito que a visão humana de entender o esporte esteja exatamente em reverter este processo. O esporte é o que se faz dele. Ele pode auxiliar tanto na transformação como na destruição das pessoas e ainda como já é de costume manter o etatus quo da sociedade. O esporte entendido em todas as suas dimensões, principalmente como meio educativo pode contribuir para o crescimento das pessoas como seres autônomos, criativos e com valores éticos. Para isto temos que ampliar seu entendimento e não resumi-lo a formas de movimento pré-estabelecido, baseado em regras e competição, que classifica o ser humano em apto e não apto. Temos que dar asas à subjetividade humana de perceber este lado do esporte. Para isto o esporte deve ser divulgado e difundido de forma diferente e mais abrangente, ou seja, de forma crítica e na mídia.
Para encerrar percebemos que a mídia neste sentido faz de tudo para atingir seus objetivos consumistas. Sabemos que ela usa de todas as artimanhas para persuadir as pessoas e mostrar que aquilo que se mostrar é o real e assim o verdadeiro. As conseqüências da difusão do esporte pela mídia atualmente, nos faz pensar em uma sociedade robotizada. Formas de pensamento, gosto e desejos são coletivizados, temos que pensar e agir como todo mundo. As individualidades e diferenças que todos nós temos por natureza não têm mais nenhuma importância e não são mais respeitadas e sim apagadas ideologicamente de nós. Não consigo ver no esporte apenas seu lado competitivo, agressor e beligerante, sempre em estado de guerra. “Tenho plena convicção que a face humana do esporte que poucos estudiosos conhecem, deva ser mais discutida na mídia.” (Considerações Finais sobre o Texto: Algumas Discussões sobre o Esporte da Mídia e o Esporte na Mídia - Ms. Aguinaldo César Surdi).”
Bibliografia: Site: http://www.efdeportes.com/efd130/algumas-discussoes-sobre-o-esporte-da-midia.htm Acessado em 15/05/2011, às 16:35.
Nenhum comentário:
Postar um comentário