GINÁSTICA ARTÍSTICA

GINÁSTICA ARTÍSTICA
EDUCAÇÃO FÍSICA imagem de Pixabay

segunda-feira, 25 de abril de 2011

PROJETO

“DESCOBRINDO O UNIVERSO INFORMATIZADO”



PROFESSORA: DANIELA A. MEIRELES

ORIENTADORA: PEDAGOGA LILIAN CAPILLA

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR WANCLEBER PACHECO

ANO: 2011




PROJETO

DESCOBRINDO O UNIVERSO INFORMATIZADO

PROFESSORA DANIELA A. MEIRELES



PRESSUPOSTOS


O mundo corre em busca de novas tecnologias. Os concursos; empregos; currículos; tudo está informatizado. O homem entra no universo “online” e envia currículo para empresas pleiteando cargos, se inserindo no mercado de trabalho. Pessoas criam suas páginas na internet, e escrevem matérias, publicam informações, postam criações e trabalhos em uma velocidade muito grande chegando ao particular, invadindo residências e mentes humanas; é assim o MUNDO VIRTUAL.


JUSTIFICATIVA


Diante do avanço tecnológico; na rapidez da informação; o estudante não poderia ficar distante deste desenvolvimento.
O estudante através de novas possibilidades desenvolve a inteligência e o raciocínio de forma prazerosa e atrativa, motivo pelo qual se faz necessário a criação de um projeto específico para inserção dos estudantes no “MUNDO VIRTUAL”,


OBJETIVOS


Despertar nos estudantes o interesse e a capacidade de desenvolver seu raciocínio através de atividades virtuais lúdicas e de conhecimento;
Promover ao estudante novas possibilidades de acesso às informações através do computador explorando o mundo virtual;
Conscientizar ao estudante dos perigos na exploração do mundo virtual; formas de proteger sua máquina e sua integridade não compartilhando dados desnecessários.
Capacitar o estudante para o mundo informatizado; possibilitando novas formas de pesquisa e de acesso a informações em tempo hábil; para melhoria de seu conhecimento e sua qualidade de vida.
Estimular novas formas de pensar, na construção do conhecimento.




DESENVOLVIMENTO


Este projeto será desenvolvido nas terças e quintas, sendo uma aula por turma, e por grupo de no máximo 16 alunos, partilhando a turma com a professora de Ciências que desenvolverá seu projeto no laboratório de Ciências da Escola Municipal Professor Wancleber Pacheco.
O atendimento será para o número de 16 alunos no máximo devido a máquinas disponíveis para um trabalho de qualidade a maior atratividade.
As turmas que serão atendidas neste projeto serão 506; 610 e 709 nas terças feiras e 808 e 816 nas quintas feiras.
A Professora responsável e executora do Projeto é Daniela Alcântara Meireles, que ministra o conteúdo Educação Física, não comprometendo a oferta do conteúdo específico aos estudantes.
As aulas serão partilhadas com o Projeto da disciplina Ciências (laboratório), dividindo-se a turma em dois grupos determinados, sendo que metades dos estudantes irão para o laboratório de Ciências, e a outra metade para o laboratório de Informática. Os grupos alternarão semanalmente para que todos possam participar dos dois projetos e conteúdos.
Os temas abordados farão com que os estudantes se familiarizem com o uso do microcomputador como recurso pedagógico, estimulando novas formas de pensar, na construção do conhecimento.
Os Blogs exprimem informações de diversos assuntos, no formato de diários, contos, notícias, poesias, artigos etc. desenvolvendo no estudante uma nova onde de produção escrita, permitindo que os autores se expressem de acordo com suas convicções e visões de mundo e que outras pessoas possam ler e registrar comentários sobre a produção textual apresentada.
O Chat (bate papo); Email (correio eletrônico) e o MSN (mensagens instantâneas) explicitarão a importância de escrever ao comunicar com o mundo, desenvolvendo no educando mesmo que ele não perceba sua imaginação e criando novas formas de se expressar, observando-se e chamando a atenção deles para os erros de escrita.
Os estudantes gostam muito de utilizarem os celulares para tirar fotos e filmar. Orientá-los a produzirem um “vídeo” através de aparelhos celulares ou câmeras digitais, produzindo um documentário sobre a história do bairro onde vivem, ou do bairro onde se localiza a Escola Municipal Professor Wancleber Pacheco. Pesquisar primeiramente na internet dados para este vídeo. Orientá-los a seguirem passos básicos para seu planejamento como: Definição do Tema do Vídeo (título; abordagem a ser filmada); Definição de um Roteiro (seqüência e ordem do que será filmado); Seleção de Equipamentos e locais; Execução da filmagem (enquadramento, foco, iluminação, som, etc.; Edição de áudio e vídeo (corte de cenas, montagem de seqüências, inserção de trilha sonora, dublagens e locuções, Títulos, etc.).
A música exerce grande atratividade as pessoas. Pesquisar gêneros musicais, cantores, autores, e aprender a explorar a música e suas personalidades, conhecendo e construindo suas pastas de músicas, através de programas como o “KRAFTA”, “LIMEWIRE” ou outros.
As imagens e fotografias são úteis na ilustração de trabalhos. Explicar aos alunos que Cristóvão Colombo, durante suas viagens, registrava todas as suas impressões em um diário de viagem. Explorar na internet fotografia e imagens e utilizá-las em um trabalho de outro conteúdo ou disciplina.
A Edição de Texto é muito útil ao estudante; aprende-se a digitar e formatar seu próprio trabalho escolar através de programas como o Office, “Open Office” e “Google Docs”, sem falar na possibilidade de um domínio e noção para admissão em estágios e trabalhos posteriormente. “A escrita no computador facilita novas formas de apropriação de escrita, onde o reescrever é parte do escrever”.
Os Mapas encontrados na internet facilitam a locomoção; desenvolve o conhecimento; surgem padrões; identificação de vizinhanças e um sentimento de pertencimento, fazendo com que as pessoas se sintam parte no mapa. É possível online, viajar por todos os cantos da terra, do mar e até mesmo no espaço, e elaborar mapas conceituais e “genealógicos”. Por exemplo, o software “Geni” gratuito e online, você pode pesquisar nomes completos de familiares; data e locais de nascimento, construindo se desejar até “árvores genealógicas”. No “Google Maps” podem-se pesquisar mapas e imagens de satélite da terra e pode servir de guia, encontrando rotas com quilometragem e facilitando a locomoção. O “Google Earth” é um modelo tridimensional do globo terrestre com imagens feitas por satélite, sendo muito interessante aos estudantes. O “Google Ocean” você mergulha e conhece locais bem profundos dos oceanos e pode explorá-los. O “Google Sky” é semelhante ao Ocean porém seu foco de exploração é o espaço, com imagens de outros planetas; estrelas; sol e lua.
As Redes Sociais como “Orkut”, “Facebook”, “Twitter”, “My Space” e outras, são muito utilizadas por adolescentes e jovens hoje em dia, estas podem ser apenas uma distração e local onde a informação e valores podem se deturpar. Um interessante trabalho com os estudantes é orientá-los a usarem estas redes acompanhando-os, ressaltando a importância de perceberem a sua linguagem utilizada; os valores envolvidos e a forma com que as questões significativas encaixam em suas vidas, como subsídio para seu conhecimento sobre cada um, identificando melhores conteúdos cognitivos a serem trabalhados. Por exemplo, o professor irá propor aos estudantes um desafio a utilizarem um número determinado de caracteres sem abreviações da net, para demonstrarem suas idéias; resumirem uma informação; transmitirem um conceito; escreverem e reescreverem micro contos; de acordo com os objetivos propostos nas aulas.
Os jogos pela sua atratividade serão trabalhados online e offline, com o cuidado de não o fazer somente por mera distração e sim com o propósito de desenvolver no estudante várias habilidades de forma lúdica, interativa e estimulante. Na linguagem dos jogos eletrônicos o estudante pode desenvolver uma intuição tecnológica, preparando-o para novas interfaces, com todos os aspectos e conteúdos audiovisuais, cognitivos e simbólicos.
“O Jogo corresponde a uma das noções mais primitivas e profundamente enraizadas da realidade humana, sendo do jogo que nasce a cultura, sob a forma de ritual e de sagrado, de linguagem e de poesia, dando assim a qualidade de competição também nas artes do discurso e pensamento, assim como no tribunal judicial e na guerra. Para ele o jogo é mais primitivo do que a cultura, pois é uma das coisas que os homens compartilham com os animais.”


CRONOGRAMA DAS AULAS


A Programação das aulas poderá ser alterada, pois podem surgir alguns temas durante a Formação da Secretaria de Educação de Contagem “PROINFO”.

1º AULA
Turma A: 05-04 e 07-04
Turma B: 12-04 e 14-04
Tópicos: * Conhecimento da sala de Informática - Regras e Normas de utilização, discussão com os alunos e relembrados durante as aulas;
* Iniciando: Ligar; desligar; senha; login;
* Programas do Computador e específico “PROINFO”.

2º AULA
Turma A: 26-04 e 28-04
Turma B: 03-05 e 05-05
19-04: Aula livre
Tópicos: * O Universo Online: Internet; Provedores; Navegadores; Se Conectar;
* Segurança na Internet: Antivírus e Anti-spyware;
* Correio Eletrônico - Criação de Conta Eletrônica.



3º AULA
Turma A: 10-05 e 12-05
Turma B: 17-05 e 19-05
Tópicos: * Comunicação pela Internet;
* Chat (conversas com pessoas de outro país, estado, cidade sobre seu modo de vida; a cultura local e seus costumes, etc., e elaborar um trabalho escrito, em grupo ou individual;
* Email (trocar informações sobre provas e trabalhos e enviar arquivos e correções uns para os outros);
* Indicação de sites.

4º AULA
Turma A: 24-05 e 26-05
Turma B: 31-05 e 02-06
Tópicos: * Utilização de Vídeos - Através de aparelhos celulares ou câmeras digitais,
produzir um documentário sobre a história do bairro onde vivem ou do bairro
onde se localiza a Escola Municipal Professor Wancleber Pacheco;
* Fazer uma pesquisa online coletando dados para o vídeo;

5º AULA
Turma A: 07-06 e 09-06
Turma B: 14-06 e 16-06
Tópicos: * Construção do Vídeo iniciado nas pesquisas da aula passada;
* Edição; Seleção de Cenas; Trilha Sonora; Narração; Colocação de Letreiros e
Legendas usando Windows Movie Maker, Vídeo Spin ou outro.

6º AULA
Turma A: 28-06 e 30-06
Turma B: 05-07 e 07-07
Aula Livre: 21-06
Tópicos: * Criação do Blog da Escola - 2º Turno;
* Diários; Contos; Notícias; Poesias; Artigos;
* Atualização Semanal do BLOG, gerenciamento das postagens.


7º AULA
Turma A: 12-07 e 14-07
Turma B: 02-08 e 04-08
Tópicos: * Sons e Músicas;
* Pesquisar músicas em sites de músicas na internet “Krafta” “Limewire”; criar pastas de músicas;
* Pesquisar os autores da música, as personalidades da música;
* Pesquisar os gêneros musicais.

8º AULA
Turma A: 09-08 e 11-08
Turma B: 16-08 e 18-08
Tópicos: * Imagens e Fotografias;
* Pesquisa de fotos e imagens;
* Explorando sites de download.








9º AULA
Turma A: 23-08 e 25-08
Turma B: 06-09 e 08-09
Aula Livre: 01-09
Tópico: * Edição de Texto;
* Criando Pastas;
* Criando Arquivos;
* Excluindo Arquivos;
* Digitação de Texto;
* Formatação de Texto;
* Recortar copiar e colar.

10º AULA
Turma A: 13-09 e 15-09
Turma B: 20-09 e 22-09
Tópicos: * Jogos de Raciocínio online;
* Jogos de Inteligência;
* Sugestão de Sites;
* Jogar Dama e Xadrez Online.

11º AULA
Turma A: 27-09 e 29-09
Turma B: 04-10 e 06-10
Tópicos: * “Google Maps” Encontrar o mapa do Bairro o qual está a Escola; visualizar a mesma e a residência;
* Fazer pesquisas sobre nomes completos de familiares. Através do “Geni” construir “árvores genealógicas” de sua família.





12º AULA
Turma A: 18-10 e 20-10
Turma B: 25-10 e 27-10
Tópicos: * As Redes Sociais;
* Os cuidados que devemos ter com as postagens;
* Orkut; Facebook; Twitter; My Space;
* Mensagens bem elaboradas.


13º AULA
Turma A: 01-11 e 03-11
Turma B: 08-11 e 10-11
Tópicos: * Simuladores de Vôo “Flight Gear”. Não se resume à destreza no controle do avião, mas também navegação e até mesmo questões econômicas no controle do combustível, etc.

14º AULA
Turma A: 22-11 e 24-11
Turma B: 29-11 e 01-12
Aula Livre: 17-11
Tópicos: * Games Sociais “Farm Ville” ou Social City do Facebook; no Orkut um exemplo construir uma ação de colaboração com outros jogadores com cuidar de animais , plantações; e construir cidades, edifícios, etc.

15º AULA
Turma A: 06-11
Turma B: 13-12 e 15-12
Tópico: * Apresentação de trabalhos e troca de aprendizados;
* Confraternização entre as duas turmas.











AVALIAÇÃO

A avaliação permeará todas as aulas ministradas no projeto, através de:
- "roda da conversa" com todos os estudantes, ao final das atividades, quando todos puderam dar o parecer sobre as mesmas.
- Atividades realizadas no ambiente online;
- Atividades escritas;
- Produções dos alunos;
- Auto avaliação.



MATERIAIS NECESSÁRIOS


• Dezesseis computadores, sendo uma tela e teclado para cada estudante;
• Um Scanner;
• Programas Proinfo e outros softwares como Movie maker; etc.;
• Um computador para o professor;
• Uma caixa com Cento e Treze (113) CDs em branco e DVDs (baseado no número total de alunos);
• Cento e treze cadernos para anotações das atividades;
• Um Projetor de Multimídia;
• Uma Impressora de Jato de tinta;
• Cerca de aproximadamente Mil (1000) folhas de papel A4;
• Mobiliário próprio para a sala de Informática;
• Caixas de Som;
• Um som MP3 para reprodução de trabalhos sobre músicas;
• Acesso Livre a Internet de Banda Larga;
• Cota de Xerox específica para cronogramas e orientações de atividades.









CONCLUSÃO


“As tecnologias digitais servem para expandir seus poderes cognitivos. Podem ser usadas para empoderar percepções e memórias, mas também para libertar seu pensamento no uso e na construção da criatividade do virtual, na ampliação e no desenvolvimento do juízo lógico e da consciência.”
A internet consegue nos colocar interativamente em contato, superando barreiras da idade, sexos, culturas, preconceitos e principalmente a distância geográfica, este desenvolvimento faz com que a educação tenha um papel fundamental, e o professor como mediador e facilitador podem expandir as possibilidades de apropriação do conhecimento do estudante, fazendo com que eles descubram; utilizem; relacionem; sintetizem; analisem e avaliem as informações provindas das tecnologias digitais.



BIBLIOGRAFIA


Adaptação da Cartilha Publicada com Iniciativas:
“Fronteiras do Pensamento”
“Instituto Claro”
“Apoio: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.”



DANIELA A. MEIRELES

PEDAGOGA LILIAN CAPILLA

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR WANCLEBER PACHECO

ANO 2011.

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